Tipos de depilação: principais métodos e suas vantagens


                                    Cera fria para depilação: como funciona e quais as vantagens

O Brasil é um país predominantemente quente. Por isso, embora o gosto pela depilação seja algo extremamente pessoal, há muitas mulheres e homens que gostam de manter a pele livre dos pelos tanto pela estética quanto pela comodidade.

Quem gosta da pele lisinha e depilada curte a sensação de não ter pelos suados no calor ou coceiras e bolinhas que costumam incomodar.

Se você também joga nesse time, vai adorar saber que existem diversos tipos de depilação que podem ser utilizados de forma exclusiva ou alternada, a depender da situação. Quer conhecer mais sobre eles? Continue a leitura deste artigo e descubra agora mesmo!

Depilação com lâmina

Esse provavelmente é um dos tipos de depilação mais comuns. Afinal, basta um pouco de creme de barbear e um aparelho com lâmina para deixar a pele livre dos pelos em alguns instantes.

Essa técnica é muito usada na hora de se barbear. As axilas, a parte inferior da perna e até mesmo a virilha também costumam ser raspadas assim.

O grande problema é que o uso da lâmina pode irritar, ferir ou escurecer a pele. Outro ponto negativo é que, como o pelo é cortado de forma superficial, acaba crescendo bem mais rápido – isso quando o pelo não fica encravado.

Por outro lado, em viagens ou em uma emergência, essa técnica pode ser prática, além de ser indolor.

Depilação com cremes

Os cremes depilatórios são excelentes recursos para quem deseja se depilar. Existem diversas opções, desenvolvidas especialmente para cada região a ser depilada e cada tipo de pele.

Há versões para peles sensíveis, secas, para pelos faciais, entre outras. Assim, o creme utilizado para a região da face não será o mesmo que você vai utilizar nas axilas, por exemplo. Isso significa mais cuidado e tratamento para a sua pele.

Para se depilar com esse método, você deve seguir as instruções que constam na embalagem e deixar o creme na pele apenas pelo tempo recomendado. O procedimento é indolor e muito prático.

O resultado é uma pele macia, bem cuidada e livre dos pelos. Um creme de boa qualidade não irrita a pele, não machuca, nem resseca.

Depilação com ceras

A cera é um dos tipos de depilação mais duradouros. Nesse caso, o pelo é arrancado pela raiz e leva em média 30 dias para voltar a crescer.

Esse tipo de retirada de pelos pode ser realizado tanto com cera fria quanto quente.

A cera quente é normalmente usada por profissionais, pois exige que o material esteja em uma temperatura específica, além de estar de fato quente, o que significa mais dificuldade de manuseio. Além disso, envolve o uso de equipamentos para aquecer a cera (uma panelinha ou roll-on). É possível que seja feita em casa, mas dá um trabalho a mais.

Para quem gosta de praticidade e de se cuidar em casa, a cera fria é uma excelente opção. As folhas depilatórias já vêm com cera, sem necessidade de esquentar, e podem ser usadas em diversas partes do corpo, desde a depilação facial até das pernas ou axilas.

A maior vantagem desse tipo de depilação é o tempo de crescimento do pelo, ou seja, mais semanas com a pele lisinha e macia. Além disso, com produtos de boa qualidade, é um método que evita pelos encravados e outros incômodos.

Por outro lado, é um método que, para algumas pessoas, envolve um pouco de dor. Isso varia de pessoa para pessoa.

Depilação com linha

Essa é uma técnica de origem egípcia que ganhou bastante destaque nos últimos anos. Ela é mais usada em áreas pequenas, como sobrancelhas, buço e outros pelos da face.

Além de possibilitar um desenho bastante preciso, a depilação com linha elimina não só os pelos maiores, mas também a penugem que a pinça, por exemplo, não remove.

O lado ruim é que a técnica não é muito recomendada para regiões extensas e costuma doer um pouco. Embora o procedimento não seja muito demorado, os pelos são removidos pouco a pouco e não de uma vez só. Então, para quem é sensível, pode ser bastante desconfortável.

Depilação com pinça

O uso da pinça é bastante antigo e ainda muito utilizado. O instrumento remove os pelos de forma individual e é mais usado para trabalhos mais precisos. Por exemplo, para fazer o desenho da sobrancelha.

Ela pode ser aproveitada para remover pelos da face ou aqueles cabelinhos que aparecem em áreas específicas do corpo. É sempre bom ter uma pinça na bolsa para uma emergência. Afinal, nunca se sabe onde vai aparecer um pelo indesejado.

No entanto, vale a atenção: as sobrancelhas devem ser feitas apenas por especialistas! Como o desenho é delicado, um pelo errado que você remove pode causar um grande estrago.

A desvantagem dessa técnica é que a pinça não costuma alcançar pelos muito finos, claros ou pequenos. Além disso, não é ideal para áreas mais extensas.

Depilação a laser

A depilação a laser funciona por meio de um feixe de luz que é atraído pela melanina do pelo. Assim, ele vai destruindo a raiz do fio, de modo que, com o passar das sessões, eles simplesmente param de crescer.

A maior vantagem desse método é a longa duração. Normalmente, é preciso se planejar com alguma antecedência para realizá-lo, pois é um processo bem mais caro que os demais.

Além disso, você precisa pesquisar e encontrar uma empresa com credibilidade no mercado, já que um procedimento mal feito pode causar queimaduras graves. Sem contar que determinados tipos de pele, como as peles negras, demandam aparelhos e técnicas específicas.

Depilação com luz pulsada

Os aparelhos com luz pulsada geram feixes de luz que aquecem os folículos capilares retardando seu funcionamento até que parem definitivamente de crescer.

Essa técnica ainda é conhecida como depilação de longa duração e deve ser repetida de tempos em tempos para manter o resultado.

Em alguns casos os pelos não param definitivamente de crescer, mas ficam mais ralos e escassos.

A desvantagem é que o procedimento não é barato e não funciona bem em pelos loiros ou ruivos. Da mesma forma, quem tem pele negra ou morena também precisa ter cuidado para evitar queimaduras.

Depilação com aparelho elétrico

Existem vários aparelhos no mercado que prometem ajudar você a se livrar dos pelos. Alguns deles removem o pelo a partir da raiz, como se fossem várias pinças elétricas atuando ao mesmo tempo.

A atenção deve ser para a velocidade do aparelho (nem muito rápida, nem muito lenta), a posição (a 90 graus da superfície) e o sentido da remoção.

Não é um procedimento indolor. Se feito com mais frequência, sem deixar o pelo crescer muito, pode doer um pouco menos. E é preciso cuidar da manutenção do aparelho, como a higienização após cada uso.

A escolha do método depilatório ideal depende da sua sensibilidade, tipo de pele e de pelos e da sua rotina. Lembre-se de que você pode recorrer a mais de uma solução, também. O importante é experimentar e ver o que funciona melhor.

Quer saber mais sobre a depilação com cera fria? Então, continue com a gente e conheça as folhas depilatórias Veet!